Dentre todas as demandas da transformação digital, a criação de vínculos e proximidade com o público é o novo desafio colocado para as empresas lidarem com os consumidores, cada vez mais empoderados.
O que é engajamento, e por que é importante entender esse conceito?
Engajar significa participar de forma colaborativa em alguma coisa. Para o meio digital, o conceito de engajamento significa aproximar a marca dos consumidores. Essa aproximação é promissora no sentido de estreitar as relações e criar vínculos com as pessoas para que eles interajam com seu negócio e sua marca tenha relevância.
É por meio do engajamento que você avaliará não somente o quanto vende, mas o quanto os usuários falam de sua marca, curtem e comentam suas publicações e a recomendam para outras pessoas.
Esta ação é importantíssima para que você consiga avaliar se suas ações nas redes sociais são eficientes e se os consumidores estão satisfeitos com seu produto ou serviço. O engajamento também mostra se sua marca tem autoridade e credibilidade dentro do ramo de atuação.
Engajamento na prática: como alcançar a tão sonhada aproximação?
Já vimos que estreitar as relações e aproximar seu público são ações estratégicas fundamentais para sua marca obter relevância a autoridade. Mas é importante que você saiba também, como esse processo funciona na prática. Veja 6 passos estratégicos para você fazer o engajamento de seu negócio nas redes:
Conheça e estude sobre seu público: quem está do outro lado? O que essas pessoas preferem, desejam e compram? Para iniciar seu engajamento, conhecer seu público é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso. Pesquise, estude e aprofunde o conhecimento a respeito daquelas pessoas que seriam possíveis consumidores de seu produto ou serviço. Com esses dados, você consegue oferecer exatamente aquilo que elas procuram.
Invista em conteúdo: eduque seu público. Ofereça conteúdo relevantes com dicas e benefícios sobre seu produto ou serviço. Essa estratégia é uma das mais eficazes para tornar seu engajamento no topo, estabelecendo uma relação forte com as pessoas.
Marque presença nas redes sociais: atualmente, as redes e mídias sociais são o maior canal de relacionamento com o público. Sua marca é fortalecida quando está presente, ativamente, nesses canais. Explore esse relacionamento nas redes. Você sabia que os brasileiros passam horas do dia rolando feeds? Pois é, quanto maior sua presença nas redes, maior a chance das pessoas alcançarem sua marca.
Faça campanhas de e-mail marketing: crie a oportunidade de falar diretamente com seus consumidores. Por e-mail, você consegue enviar conteúdos relevantes, direcionar as pessoas para seu e-commerce, avisar sobre suas promoções e manter seus clientes atualizados e próximos de seu produto ou serviço.
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