O Search Engine Optimization – SEO, posiciona sites nos resultados das pesquisas do Google e de outros mecanismos. As páginas que ficam nos primeiros lugares nesse ranqueamento acabam se destacando e são mais acessadas. Por isso, hoje em dia, um planejamento de marketing digital precisa ter estratégias de SEO bem definidas. Até porque, além do Google, a ferramenta também funciona nas redes sociais, dentre elas, a preferida quando o assunto é publicidade e vendas: o Instagram.
A plataforma, com bilhões de usuários ativos mensais, é uma vitrine cobiçada e muito concorrida. Para se destacar, é preciso investir em um planejamento estratégico de marketing digital que aplique as boas práticas de SEO, para melhorar a visibilidade do seu perfil e de suas postagens.
Um outro ponto em destaque é que a plataforma também funciona como um mecanismo de descoberta. Assim como no Google, as pessoas também fazem pesquisas no Instagram procurando por temas de interesse e para encontrar produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades.
Ficou interessado em usar SEO para atrair novos seguidores, manter uma comunidade fiel à sua marca e aumentar o engajamento? Então siga essas 3 dicas de otimização:
Nome de usuário e nome do perfil: use palavras-chave que te ajudem a ser encontrado. Escolha palavras que identifiquem o seu segmento. Ao criar sua bio também escreva de forma estratégica, clara e objetiva o que você faz.
Posts: Inclua na legenda da sua postagem hashtags populares dentro do seu ramo de atuação. Lembre-se de evitar palavras muito genéricas Assim, o SEO faz um mapeamento, direcionando seu conteúdo para as pessoas certas. Outra dica útil é usar a ferramenta de localização para atrair clientes próximos de você.
Stories e Reels: Lembre-se de sempre colocar texto nos seus conteúdos, pois isso aumenta a acessibilidade e se torna mais um espaço para inserir palavras-chave de forma estratégica. Use hashtags e localização também nos seus vídeos, pois isso ajuda sua visibilidade, fazendo com que você seja incluído na aba explorar e sua publicação ser vista por usuários que ainda não são seus clientes e nem conhecem sua marca.
Para finalizar, a dica de ouro da Parla: explore o engajamento da sua rede. O Instagram recompensa perfis que interagem e conteúdos que engajam com a audiência. O prêmio é sua página ser entregue para mais pessoas e isso é um retorno muito valioso em uma economia da atenção, não é mesmo?
E agora que você já está convencido de que precisa usar SEO para conquistar sua audiência também no Instagram, conte com a expertise da Parla (WhatsApp 11 961901203) para fazer o seu planejamento de marketing digital. Juntos, chegaremos a cada vez mais pessoas e vamos criar uma comunidade engajada e consumidora dos seus conteúdos, produtos e serviços.