Páginas e Perfis: Qual a diferença?

Muitas vezes somos consultados por clientes que tem um perfil pessoal no Facebook, que são utilizados para administrar sua marca no Facebook. Na maioria das vezes, por falta de conhecimento técnico, os perfis são criados e depois que se tem uma base sólida de amigos fica complicado para alterar para uma página.

Os perfis foram feitos para uso pessoal, para que você se comunique com amigos e familiares.  Quando as marcas enxergaram uma oportunidade de negócio, começaram a criar inúmeros perfis e isso criava muita confusão, pois era até constrangedor uma marca mandando um convite para ser “amigo” dela.

Assim, alguns anos atrás o Facebook criou as páginas (antigamente chamadas de Fan Pages), para separar o que era comercial e o que era pessoal, e oferecer serviços personalizados para cada caso.

Se esse é seu caso vamos explicar algumas dúvidas

  • Violação dos Termos do Facebook

Os termos do Facebook são bastante claros e proíbem que se faça qualquer uso comercial em perfis:

termos

https://www.facebook.com/legal/terms

  • Limites de número de amigos

O Facebook limita o número de amigos em 5.000 pessoas, que é um número pra lá de razoável para um perfil pessoal. Quando um perfil atinge este número fica bloqueado para acrescentar mais pessoas. Uma página não tem limites e podem ter milhões de fãs sem essa limitação.

  • Dados coletados

Uma página possui diversas ferramentas de análise de dados. Você pode conhecer seu público, saber que em que cidade moram, qual a idade, quais posts tiveram maior interação, quais anúncios foram mais efetivos, quantas visualizações teve um vídeo postado, etc. Isso pode ser muito relevante, pois se você vê que um post anunciando “sorvete de morango” em uma página de sorveteria é o mais comentado e curtido, você pode criar alguma promoção com esse sabor. Conhecer quem é seu público permite que você faça um atendimento personalizado.

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  • Anúncios

O Facebook recentemente mudou seu algoritmo, que é o mecanismo como ele escolhe que uma pessoa receba informações em sua timeline. Ele praticamente deixou claro que se você quiser ganhar dinheiro com o Facebook eles querem que você anuncie, por isso é comum ver posts de marcas que tem 100.000 fãs e 6 curtidas em um post. Significa geralmente que o post não foi patrocinado.

A plataforma de anúncios do Facebook é extremamente poderosa. Eles trabalham com tudo que seus usuários colocam nos cadastros, postam e curtem. Com isso você pode direcionar posts e fazer anúncios extremamente relevantes. A segmentação é muito boa e você pode ainda utilizar sua base de e-mail, visitantes do seu site, etc.

  • Profissionalismo

Uma Marca com perfil transmite uma imagem de amadorismo muito grande. Quando recebo uma solicitação de amizade de uma marca sequer vejo quem é. Dá a nítida impressão que a marca não se importa com seu “cartão de visitas”, então será que ela trata seu produto da mesma forma?

  • A Marca resolve transformar seu Perfil em Página. O que acontece?

A primeira coisa a ser feita é um backup de todo o material da página, como fotos, vídeos e mensagens, para preservar seu histórico, que pode ser útil em outro momento.

Em seguida todos os amigos são transformados em fãs da página. Se seu perfil tem 2.587 amigos você terá 2.587 fãs. Daí pra frente você poderá selecionar várias pessoas para administrar a página com você, dando privilégios administrativos de acordo com a necessidade.

Por todas essas razões, recomendo fortemente que se você tem um perfil administrando uma marca, faça uma migração com urgência. Como foi falado o Facebook pode simplesmente apagar seu perfil e você perder tudo, inclusive sua base de fãs.

Se tiver mais alguma dúvida estamos a sua disposição para ajuda-lo com a migração.

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