Um planejamento de marketing é como um guia voltado para os objetivos da empresa, ao qual é traçado um caminho para que esses objetivos sejam alcançados. E para chegar até esses resultados é necessário antes construir informações de base, com análises e dados sobre a situação da empresa e a sua projeção.
Basicamente, a execução dos processos que rodeiam o planejamento fará com que a empresa passe a colher os frutos ao atrair mais clientes, gerar mais vendas e fazer o negócio crescer.
O mais importante de destacar é que a funcionalidade do planejamento de marketing é, sobretudo, referente ao conteúdo que a empresa quer transmitir. Portanto, podemos ter planejamentos que tangem o todo empresarial, mas também podemos ter planejamentos sobre algumas especificidades, como para campanhas (Black Friday, por exemplo), produtos e serviços da marca.
Muito além do que apenas criar uma rede social onde é, simplesmente, descrito o que a empresa oferece, o planejamento de marketing busca um direcional para que haja resultados efetivos e expressivos em curto, médio e longo prazo para ser negócio.
“Mas minha empresa já chegou até aqui sem precisar de marketing nenhum!”
Gestores de empresas podem até continuar pensando dessa forma, mas o planejamento de marketing serve justamente para impulsionar o serviço efetuado pelas empresas, ao ampliar a exibição e a propagação da atuação das mesmas. Por isso, cabe entender a importância desse planejamento, para que o negócio cresça ainda mais ganhando notoriedade e o reconhecimento do público-alvo.
Uma empresa que se mantém sem planejar o seu marketing se encontra perdida, porque seu público tem dificuldades em lhe achar. Por outro lado, ao procurar promover sua marca em conformidade com o perfil do negócio, a aceitação e a visibilidade dos produtos e serviços aumentam, ao ponto da empresa ser preferida pelo público em meio à concorrência.
“Mas eu não sinto que empresas conhecidas sejam conhecidas, graças ao marketing…”
Você pode até não notar, mas, muita das vezes, é o marketing que vai até você antes que você vá até o produto ou serviço da empresa.
Tomemos a Coca-Cola como exemplo, por tantos comerciais e publicidades entendemos que a empresa promove o ato de beber esse refrigerante como uma ação de alegria, sempre vemos pessoas felizes e unidas entre família ou amigos. E quem nunca pegou uma Coca-Cola que vinha com seu nome no rótulo? Trata-se de um marketing estipulado para provocar uma conexão quase íntima entre a marca e o cliente.
Essa e outras diversas campanhas surgem como resultado de campanhas de marketing bem planejadas para envolver o público com a empresa.
É nos mínimos detalhes que o planejamento de marketing atua para ganhar espaço e engajamento para a marca. Outro exemplo que muito bem denota essa ideia é o caso da Nubank, a empresa brasileira foi cuidadosa até mesmo na forma mais coloquial de escrita em suas redes sociais para diminuir drasticamente a forma afastada e fria que os bancos adotavam para se comunicar com seus clientes, fazendo com que a Nubank conquistasse seu espaço como um banco alternativo ao público.
Esses casos não acontecem por coincidência, pelo contrário, é fruto de um planejamento de marketing bem estruturado e com investimentos aplicados. Na Parla Donna, realizamos o planejamento de marketing para sua empresa conforme a identidade do seu negócio.
Não perca tempo, faça sua marca ser conhecida pelo seu público-alvo!
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