Há 20 anos, os anúncios em sites tinham pouca credibilidade. Primeiro por causa da conexão via fone, que era uma tortura para carregar uma página e a última coisa que você gostaria é que aparecesse um pop-up. Depois a mensuração era deficiente, pois o Google Analytics dava ainda os primeiros passos. E mais: a mídia tradicional não tinha o menor interesse em perder uma fatia do bolo para outros concorrentes.
Os anos passaram, as conexões melhoraram, o Google Analytics transformou-se em uma ferramenta espetacular, que associada com o Google AdWords permite mapear todo o processo de compra e as mídias tradicionais foram perdendo espaço na internet. Isso tudo fez com que a publicidade online conquistasse cada vez mais seu espaço.
A grande vantagem da publicidade online é a segmentação. Você pode fazer anúncios diferentes para atingir públicos específicos e até saber quais anúncios resultaram em uma venda online.
Só que sempre teve um problema: muitas compras começam na internet e terminam em uma loja física. Por exemplo, você vê um anúncio de uma TV. Entra no site, vê suas características, mas só que em vez de comprar online, você vai à loja e faz a compra. Isso não era possível de ser mensurado. Não ERA….
O Google está lançando a ferramenta “Store Visits”. O produto faz parte do Google AdWords e permitirá saber se uma compra começou na internet e terminou em uma loja física. O AdWords trabalha junto com outras ferramentas do Google como o Street View, Google Maps, Google Now, GPS do Android e combinando alguns algoritmos será possível saber se a pessoa demonstrou interesse por um produto, clicou em um anúncio e foi para uma loja física.
Conhecer o hábito do consumidor é muito importante, e isso vai será importante para definir verbas de marketing.
O Google Store Visits só está presente em algumas contas no Brasil, mas será algo que quando estiver em pleno funcionamento trará muitos benefícios aos anunciantes.