Essa semana conversando com uma colega ela me disse que recebeu um cupom de desconto do Google para anunciar o hostel dela. Ela ficou empolgada, o pessoal do Google se ofereceu para montar a campanha gratuitamente pra ela, com a competência de sempre, e a campanha começou a rolar.
Ela estava feliz, o hostel recebeu algumas ligações e estava achando um bom negócio….até que recebeu a fatura do cartão de crédito. Havia gastado bem mais do que gostaria. Como ela não configurou a campanha, os anúncios continuaram performando (e gastando), e no final das contas, ela, que pretendia gastar R$ 500,00, viu sua conta chegar ao triplo disso.
Onde foi o erro? Foi querer fazer a campanha sozinha em vez de consultar um profissional certificado.
Hoje é fácil cair na conversa do Cupom Grátis. Só que Google AdWords é uma plataforma poderosíssima e também bastante complexa. Para ser um profissional certificado é necessário que se faça 5 provas, com nota de corte de 80%. E o certificado vale apenas por um ano. Com isso o profissional sabe que o sistema de publicidade do Google avisa que em caso de boa performance eles podem aumentar o orçamento em até 20%. Outra coisa que um profissional sabe fazer é tomar cuidado com datas de encerramento de campanhas.
Hoje a ferramenta é o que tem de melhor para publicidade. Oferece muitas possibilidades para que você possa atingir o maior número de pessoas com uma segmentação invejável, mas é algo tão cheio de variáveis que torna uma campanha simples em algo no mínimo trabalhoso.
Se você é iniciante e pedir para o consultor do Google configurar a campanha ele vai fazer isso de uma forma bastante competente, mas é só isso. Não espere que ele vá ficar diariamente vendo como vai sua campanha. E a manutenção dos anúncios tem que ser constante. Você vai “aprendendo” como trabalhar na conta com o tempo. O comportamento de cada segmento tem muitas variáveis, por isso é necessário sempre aumentar ou diminuir algum lance, mudar algum anúncio, etc. Isso o Google não fará por você.
Por isso não vale a pena “economizar” não contratando um profissional para fazer sua campanha e também não existe “milagre”. Não acredite em promessas de “ficar o dia todo na primeira página do Google” por um orçamento muito baixo. Cada cliente tem um custo e quanto mais concorrência maior o preço. Se o Custo Por Click de uma palavra-chave é de R$ 2,00 e seu orçamento é de R$ 20,00 por dia, sua campanha será interrompida rapidamente. Se você teve esses 10 clicks em 20 minutos, o resto do dia ficará descoberto. Então, peça sempre um parecer sobre qual é a estimativa de clicks pelo seu orçamento.
Caso tenha alguma dúvida sobre como funciona a publicidade no Google ou precise de uma proposta, fale conosco (contato@parladonna.com.br). Temos profissionais certificados Google Partners e teremos muito prazer em prestar uma consultoria.