Antigamente existiam no mundo vários buscadores diferentes e existiam diversos resultados diferentes para uma mesma pesquisa, dependendo do que você pesquisasse. Até que apareceu o Google, que devido à sua qualidade foi conquistando espaço até que virou uma unanimidade e um padrão.
O verdadeiro “pulo do gato” do Google foi de se esmerar para entregar para a pessoa que faz a pesquisa o que ela realmente estivesse procurando. Algo que acontecia muito era os sites encherem de tags com palavras de muita procura para que seus sites tivessem um maior ranqueamento e conquistassem um lugar melhor. Por exemplo, um site que vendesse peças para bicicletas colocasse tags com a palavra “sexo” (que sempre foi muito procurada) apenas para ter maior ranqueamento. Com o Google isso mudou.
O Google começou a alterar o algoritmo constantemente, fazendo com que as “maracutaias” para alterar artificialmente o ranqueamento fossem cada vez mais raras. Em vez de tags eles pedem relevância. Se você pesquisa sobre “Peças para bicicletas”, você tem que ser enviado para um site com peças para bicicletas e não para um com peças de moto.
O site para ser bem posicionado deve seguir uma série de regras, e geralmente um trabalho de SEO (Search Engine Optimization) é bastante útil. Cada vez mais as pessoas recorrem para buscas no celular e se seu site não for responsivo (adaptado a plataformas móveis) você terá um grande problema para conseguir um posicionamento razoável.
A publicidade do Google é bastante eficiente e complexa. Vai muito além do leilão de uma palavra chave. Muita gente acha que é só dar um lance mais alto de uma palavra para ser bem colocado, o que não é a realidade. O Google tem um “Índice de Qualidade” que trabalha junto com o leilão de palavras que altera significantemente o resultado da pesquisa. O I.Q. analisa várias coisas, como relação das palavras do anúncio com a palavra-chave, página de destino (se ela tem exatamente o que o anúncio oferece), se o site é responsivo ou não, etc… Se seu I.Q. for alto você pagará mais barato do seu concorrente que tenha um índice menor. Ele terá que aumentar bastante o lance para ficar na sua frente.
Recentemente, o Google anunciou mudanças profundas no posicionamento dos anúncios nas páginas de pesquisa. Agora os anúncios que apareciam lateralmente não serão mais exibidos. Em cada página serão exibidos quatro anúncios na parte superior e mais três na parte inferior. Isso causará uma concorrência maior entre os anunciantes (e provável impacto no valor pago nos leilões).
Como o AdWords (Sistema de publicidade do Google) é muito dinâmico, com alterações frequentes, é exigido que os profissionais que trabalham com o Google se certifiquem anualmente. São provas bastante específicas e que exigem um grau de acerto bem alto. Isso ajuda para que os profissionais possam atender melhor seus clientes e que estes estejam sempre atualizados.
Sempre que for fazer uma contratação de publicidade online no Google é importante que cheque se o profissional da campanha tem a certificação necessária. Isto é mais uma garantia de que o seu anúncio será tratado de uma forma correta. A Parla Donna possui profissionais certificados para tirar qualquer dúvida ou para apresentar um orçamento para sua campanha.