Direitos Autorais e Redes Sociais

Atualmente, a internet é fundamental para a distribuição em larga escala de qualquer informação e facilitou muito a comunicação entre as pessoas, tornando-se uma ferramenta indispensável. Porém, muitas pessoas acreditam que o que está na internet não tem dono, mas a questão é bem diferente. Um caso que está repercutindo bastante é o do digital influencer, Hugo Gloss, que teve sua conta do Instagram bloqueada com a alegação de infringir direitos autorais. O blogueiro publicou um vídeo do BBB, onde aparecia uma participante do programa cantando no Karaokê e a TV Globo reivindicou os direitos autorais do vídeo. Hugo Gloss está recorrendo para reestabelecer seu perfil o quanto antes. Entenda melhor o caso: https://goo.gl/LRuJWa )

 Um outro exemplo sobre o uso indevido de imagem que acabou trazendo sérios problemas foi o do cantor Chico Buarque. Um shopping em Piauí, usou um meme com a foto do primeiro disco de Chico (Chico triste / Chico Feliz) e o caso chegou na justiça. Uma hamburgueria também sofreu as consequências por usar a temática Star Wars. A Disney, que é detentora dos direitos, entrou com uma ação e a empresa deverá arcar com todos os prejuízos decorrentes do ato, sendo obrigada a deixar de usar a imagem, bem como remunerar pelo uso indevido.

Quando se trata de marketing, saber respeitar o conteúdo alheio é fundamental. Uma regra é nunca usar imagens do Google ou de locais onde você não tenha certeza que está liberado para uso comercial. Claro que você não achará nenhum artista famoso de graça, mas é a regra do jogo. O mesmo vale para músicas e vídeos.

Existe um vasto material gratuito à disposição no YouTube e Facebook, fornecendo vários sons para serem usados em vídeos, justamente para ninguém usar uma música que já pertença a outra pessoa. Além disso, existem também diversos bancos de imagem gratuitos, com ótimos conteúdos e que lhe ajudará a evitar a violação de direitos autorais de terceiros.

Não se esqueça que Facebook e Google têm algoritmos muito desenvolvidos e uso de imagens e som de outras pessoas são facilmente detectáveis. Por isso, pense muito bem antes de usar qualquer conteúdo, afinal, quem gostaria de “entrar em uma briga” com a Globo ou Disney por causa de um post no Facebook, não é mesmo?

 

Categorias

Solicite uma proposta:

    Precisa de ajuda? Fale conosco