Você sabe o que é Social Listening? Basicamente, é monitorar e analisar o que se diz sobre uma marca ou pessoa nas redes sociais. Isso permite que uma marca não só possa agir mais rapidamente em caso de crises, mas também para planejar ações de marketing e lançamento de produtos.
Recentemente, a agência gaúcha W3Haus apresentou na Social Analytics Summit o case da Boticário. Eles desenvolveram uma ferramenta monitorando o que se dizia sobre beleza em redes sociais. Isso era transformado em material para a marca, em tempo real.
O Boticário ouve o que as pessoas anseiam para postar em suas redes sociais, para nortear a comunicação, campanhas comerciais e finalmente para desenvolvimento de novos produtos.
Claro que um produto desse porte é algo muito caro, que depende de uma equipe enorme e profissionais altamente qualificados. Mas dá para fazer algo em menor proporção para qualquer página.
Existem ferramentas de monitoramento como a ótima Seekr, que tem versões gratuitas e você pode monitorar sua página e com o uso de tags ter a perfeita noção do que é falado na sua rede. (Devido ao Facebook ter alterado algumas configurações internas NÃO É POSSÍVEL monitorar perfis pessoais).
O principal é ter os ouvidos abertos sobre o que é falado em sua página. Se alguém reclama de algum produto, antes de querer brigar, pense se por acaso o cliente não está com a razão. Se muita gente elogia outro produto, não seria uma oportunidade para uma promoção?
Antigamente as marcas falavam na TV ou jornais e passavam sua mensagem para o público, que era totalmente passivo. Hoje a marca fala e o consumidor pode responder, e isso deve sempre ser levado em consideração. Ouça, antes que o seu concorrente faça o mesmo, e se quiser mais informações fale conosco.