Aconteceu semana passada em São Paulo mais uma versão da Social Media Week, o mais importante encontro sobre Social Media do País.
Durante cinco dias profissionais mostram seus cases que são debatidos sobre o que acontece com o mercado e novas tecnologias, já que é uma área que tem mudanças frequentes e estar atualizado é uma obrigação.
Uma palestra muito interessante foi administrada pela gerente digital para América do Sul da Air France e KLM. Ela mostrou o quanto as plataformas sociais são importantes para as marcas. Em 2010, todo o tráfego aéreo da Europa foi afetado pelas cinzas do vulcão Eyjafjallajökull. E a forma mais eficaz encontrada para entrar em contato com seus clientes foi por meio de redes sociais.
Depois disso foi feito um levantamento muito sério, no qual constataram que, no nicho do mercado de viagens, 70% das pessoas procuram informações através de blogs. E por isso foi feito um investimento muito sério nesse tipo de plataforma, conseguindo excelentes resultados.
Não só nesse nicho os blogs são úteis. Um blog com bom conteúdo ajuda uma marca a se posicionar no mercado, se relacionar com cliente e fornecer material relevante para as redes sociais.
O ideal é ter sempre em mente que um blog deve ter algo que o público precisa, não se preocupe tanto em “fazer propaganda”, crie conteúdo com relevância e sua exposição já será evidenciada.
Marcas como Air France e KLM não apostariam tão fortemente nesse segmento se não houvesse retorno. Essa palestra serviu para validar alguns conceitos que já utilizamos com nossos clientes, e ter a certeza que nossos métodos de trabalho estão no caminho certo.