Os primeiros blogs surgiram no final dos anos 90, como uma forma simples das pessoas se expressarem sobre os mais variados temas. A simplicidade para atualização e personalização foi muito importante na época, mas o que realmente fez diferente foi a possibilidade de interação com os leitores. Ao contrário de outras mídias nas quais a visão do escritor era soberana, nos blogs existia a possibilidade da pessoa debater, elogiar e até mesmo criticar o autor.
Essas ferramentas mudaram muito desde então. Ficaram mais modernas, os templates mais eficientes e a principal ferramenta para construção de blogs (o WordPress) ficou tão complexa que hoje é usada não somente em blogs, mas em sites inteiros.
Quando as marcas perceberam que alguns blogs tinham mais audiência que várias mídias tradicionais perceberam que era uma forma de agregar importância e credibilidade à marca.
Por que uma empresa investiria em um blog?
- Melhor posicionamento da marca: uma empresa com um blog bem escrito e com publicações condizentes com o mercado da marca torna a marca uma referência sobre o assunto.
- Trafego para o site: um blog posicionado dentro de um site aumenta o fluxo de pessoas para o site da empresa.
- Aumenta a relevância de seu site: o Google adora conteúdo relevante. Se sua marca posta regularmente, o buscador entende que a marca tem uma relevância maior, com isso na página de procura do Google ao site da empresa ficará posicionado em uma posição melhor.
- Relacionamento com o cliente: é uma maneira muito bacana de falar mais sobre seu negócio, produto ou serviço e ainda ter o retorno do cliente. Ele pode comentar e dar sua posição sobre o post, o que pode gerar bons insights.
- Aumento do ROI: os profissionais de marketing que priorizam a criação de blogs são 19 vezes mais propensos a desfrutar de um ROI positivo. Ou seja, projetos com blog aumentam a chance de retorno financeiro.
Por isso tudo um blog é uma ótima oportunidade de aumentar a visibilidade de sua empresa. Pense nisso quando for fazer seu planejamento de marketing.