O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo, contando com mais de 2 bilhões de usuários ativos espalhados pelo globo. E como você bem deve saber, hoje o seu cliente saiu das ruas e migrou para as redes! A boa notícia? Com uma possibilidade de alcance infinitamente maior e poucos cliques, você pode fisgar o seu público-alvo, aquele que tem o perfil para consumir seu produto/serviço, e torná-lo seu cliente.
Mas como? Como para tudo na vida, não há uma fórmula mágica e pragmática a se seguir para ter sucesso nas redes, mas, se você quer destacar seu negócio no Instagram, algumas ações são indispensáveis. Vamos entender algumas dessas ações nos 10 passos a seguir:
1º Passo: Feed Organizado
Planejar suas postagens é um dos primeiros passos essências a se adotar para impactar seu público-alvo. Usar de técnicas ligadas ao neuromarketing, junto com uma boa apresentação do seu produto ou serviço, vai te ajudar a ter um feed coerente.
Outra questão importante é trabalhar com certa uniformidade da paleta de cores, mas também diferenciando cada post (não repetindo fotos, por exemplo), para que seu feed seja agradável a quem visitar o perfil da sua marca.
2º Passo: Interaja com seus seguidores
Organizar seus posts para que eles sejam direcionados ao seu público-alvo funciona, mas é o suficiente? Não. Para criar uma conexão com seu público, isto é, possíveis futuros clientes, é necessário interagir com seus seguidores.
Enquetes nos Stories e respostas em comentários dos posts são boas intenções para criar essa conexão, e ainda entender melhor seus clientes em potencial.
3º Passo: Anuncie!
Campanhas impulsionadas em anúncios são supereficientes no Instagram, investir nessa estratégia vai ser fundamental para atingir os objetivos do seu negócio. A Parla pode fazer o planejamento mais certeiro para alcançar seu público, através de anúncios pagos.
Campanhas com desconto e com fidelização ao seu público são sempre as mais eficientes, já que essas vão atrair seus futuros clientes.
4º Passo: Stories nunca é demais
Stories são sempre uma boa jogada para impulsionar seu engajamento. Apresentar o dia a dia do seu negócio, ou apenas responder dúvidas obre seu produto é uma excelente forma de se aproximar do seu público-alvo.
Conteúdos interativos, como vídeos e opiniões mais leves e até engraçadas, constroem uma melhor relação entre sua marca e a persona. O que só tem a agregar na divulgação da sua marca, afinal, quem é visto também é lembrado.
5º Passo: Não fique atrás da concorrência
Observar o que a concorrência posta não é pecado, até porque vocês oferecem os mesmos produtos ou serviços. Mas copiar está fora de questão, seja original!
Essencial nesse caso é analisar a estratégia adotada pela concorrência e como o público reage a essa estratégia, certamente você enxergará informações interessantíssimas para orientar a atuação da sua marca nas redes de forma ainda mais eficiente e, sobretudo, à frente dos seus concorrentes.
6º Passo: Saiba usar Hashtags
Saber utilizar hashtags no Instagram é essencial para o engajamento do seu conteúdo. Isso porque os seguidores interessados em seus posts terão mais facilidades para te encontrem, através das palavras-chave com relação ao seu produto ou serviço.
É importante ainda controlar o número de hashtags usadas, especialmente se suas legendas forem das maiores. Podendo também criar uma hashtag própria para seu negócio, para que seus clientes tenham ainda mais facilidades para identificar seu conteúdo na rede.
7º Passo: Exiba seu produto ou serviço
Imagine seu feed como se fosse sua vitrine, deixar de mostrar seus serviços ou produtos é um dos erros que seu negócio não pode cometer. Portanto, use seu feed para apresentar todos os seus produtos ou serviços diretamente aos seus clientes em potencial.
Você também pode disponibilizar um catálogo dos seus produtos e serviços nos destaques. Facilitando para que, caso seu cliente ou potencial cliente tiver alguma dúvida, basta ir até o destaque e solucioná-la.
8º Passo: Não venda somente, informe!
Certamente você levou seu negócio para as redes sociais para poder ter um alcance maior em vendas e na exposição da sua marca, mas seu negócio precisa ir além de vendas e imposição da marca.
Use a rede social do seu negócio também para informar, assim você está criando conteúdo de relevância para todos que seguem sua marca. Se seu negócio é do ramo alimentício, por exemplo, falar sobre valores nutricionais de alimentos pode ser uma boa ideia.
9º Passo: Siga as regras da rede
Para alcançar engajamento no Instagram é necessário seguir algumas normas que não são impostas, mas que são essências para impulsionar seu conteúdo. Para crescer cada vez mais seus seguidores e aparecer cada vez mais para seu público, por exemplo, postar ao menos 1 vez por dia é importante.
Assim como é necessário que você pesquise e entenda qual é o melhor horário para postar para que seu público-alvo veja. Se a sua persona for de pessoas acima de 60 anos, por exemplo, não faz sentido que os seus posts saíam muito tarde.
10º Passo: Imagem é tudo, invista em boas fotos
Uma boa imagem vale mais do que mil palavras, principalmente quando o assunto é Instagram. Esqueça legendas entediantes e prolixas, o Instagram é uma rede social de posts rotativos, deixe que sua imagem passe a mensagem principal do conteúdo.
Investir num equipamento de qualidade para garantir boas imagens pode ser importante para que seus posts atraiam a atenção de quem veja. Porém, certamente, se a imagem dos seus posts for ruim, ninguém irá para ler qualquer legenda que seja.
Contrate a Parla, Donna!
Pensava que cuidar de um perfil no Instagram fosse mais fácil, né? Pois é, há muito para explorar nas redes até alcançar o engajamento que sua marca merece. Na Parla, temos profissionais altamente capacitados e experientes com atuação no marketing e gerenciamento de redes sociais. Nosso time tem o que precisa para atender suas expectativas e para criar seu conteúdo. Estamos prontos para entender mais dos seus projetos e do seu público-alvo para aplicarmos a melhor comunicação possível.
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