As redes sociais tornaram-se uma das principais ferramentas de marketing nos últimos anos. Com ela o pequeno salão de beleza do bairro consegue anunciar para seus possíveis clientes por um preço acessível. Antigamente, anunciar um produto era privilégio de marcas grandes que podiam comprar espaço na TV, rádio, jornais e revistas. Hoje, a mídia está democratizada, fazendo com que pequenas empresas, com um trabalho bem feito, consigam um bom destaque.
Agora estamos todos com esse problema em escala global que é o Coronavírus. É algo totalmente inédito, que ninguém da nossa geração viu acontecer. Então, não há uma fórmula pronta de como agir, o que publicar, sobre o que falar nas redes sociais que façam bem a imagem da sua empresa e que faça com que as redes sociais continuem sendo um excelente meio de mídia.
Enquanto empresa, é necessário compreender que, em momentos de crise como este, é dever do seu marketing manter as redes de relacionamento e comunicação como forma a estimular a proximidade com o público-alvo, a afinidade com os clientes fiéis e o respeito com a audiência. Isso torna a sua empresa viva dentro do mercado e é uma maneira de se destacar.
Há boas dicas sobre o assunto. E nós, da Parla, que estamos sempre atentos para oferecer o melhor serviço de marketing digital para você, independente do cenário, separamos algumas pra sua empresa.
O QUE FAZER?
Beto Almeida, presidente da Interbrand no Brasil, que tem quase 30 anos de experiência em criação e gestão de marcas, deu uma ótima entrevista para a EXAME onde ele fala sobre como não perder força de marca:
“Esta crise se difere muito das que tivemos nas últimas décadas, pois sua causa não é estritamente econômica. Antes de mais nada, a pandemia atual vai testar a capacidade das marcas de manterem sua relevância não só durante o período que estamos passando exatamente agora – em que os especialistas divergem sobre o quanto pode durar – mas também após tudo isso passar.
Portanto, o grande conselho para as marcas que querem continuar relevantes hoje e amanhã é dedicar-se a exercitar o seu propósito tanto para seus colaboradores, quanto para seu público. Não se posicionar nesse momento pode abrir portas para outras marcas construírem relevância e conquistarem o seu público.”
Algumas empresas têm se saído muito bem, como a AMBEV, que começou a fabricar álcool gel para abastecer hospitais e aliou-se a Gerdau para construir um hospital na periferia de São Paulo com 100 novos leitos. Certamente a marca sairá fortalecida.
Recomendamos que mesmo que a marca esteja com os negócios interrompidos momentaneamente, não deixe de postar com alguma regularidade. O algoritmo do Facebook e Instagram leva isso muito a sério, se você postava cinco vezes por semana e de repente para de postar por um mês, todo seu trabalho para aumentar a relevância do seu negócio será prejudicado e certamente precisará trabalhar mais duro quando voltar. Então diminua o ritmo, mas mantenha uma regularidade.
O QUE NÃO FAZER?
Outras marcas como a Madero deram uma aula do que não se deve fazer em um momento desses, quando um dos proprietários explanou sua opinião, no mínimo controversa, sobre o fechamento do comércio. Certamente a imagem da empresa sairá bastante abalada quando a crise acabar. A repercussão foi imensa, o que certamente gerará uma crise no departamento de marketing.
Isso é uma coisa que fica de lição: Redes Sociais é um terreno perigoso, pense muito bem antes de dar uma opinião contundente. Mesmo que seja no perfil particular do proprietário, isso pode vazar e vão associar você à sua marca. Isso pode prejudicar seu trabalho e de seus colaboradores.
Uma coisa importante é não cair na tentação de postar sobre o Coronavírus só porque todo mundo também está fazendo o mesmo. Pense sempre no seu cliente, e no que você acha que ele gostaria de receber. Não force a barra.
CONTINUO INVESTINDO EM ADS?
É hora de parar as campanhas pagas? Pode ser que sim, pode ser que não. Se você tem um salão de beleza ou estúdio de tatuagem, por exemplo, não tem sentido pagar anúncios com a loja fechada. Se você vende algum produto online, que ajude as pessoas a passar o tempo, pode fazer sentido continuar com a campanha.
Mas deve-se levar me conta que o algoritmo das dá preferência a interação de pessoas e quando a conversa está muito polarizada, ou um assunto muito polêmico, o Facebook priorizará as conversas entre os amigos e terá menos espaços para anúncios.
Outro problema é que os anúncios no Facebook e Instagram são pagos em real, mas o leilão é feito em dólar, com a moeda americana subindo o anúncio custa mais caro.
SEJA SOLIDÁRIO E ENGAJADO
Se sua empresa pode ajudar alguém nesse momento, é legal compartilhar as ações, ou ações de algum parceiro. Na Parla apoiamos uma ONG com foco em mulheres com câncer, que ajuda divulgando o Banco de Sangue da cidade – que está sofrendo com o medo das pessoas irem doar. Estamos fazendo material explicativo do que fazer e das mudanças que o Banco de Sangue fez para receber doações sem colocar os doadores em risco desnecessário.
DICA
Tenha uma equipe qualificada para as redes sociais. Não caia na bobeira de deixar qualquer pessoa tomar conta da sua rede social. Conduzir estratégias de comunicação e implementá-las não é algo simples – ao contrário, requer conhecimento específico.
Em tempos de crise, como a do coronavírus, é essencial ter alguém próprio e qualificado para gerenciar as redes sociais. Afinal, qualquer informação compartilhada de modo errôneo pode ser o suficiente para comprometer a imagem da empresa.
Se você tiver alguma dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo, basta nos enviar uma mensagem. Temos certeza de que esse momento difícil passará, todo mundo está no mesmo barco e em breve retornaremos com nossa rotina normal.