Facebook procura monetizar o WhatsApp

Desde que o Facebook comprou o WhatsApp, por cerca de 16 bilhões de dólares, os acionistas ficaram felizes e preocupados ao mesmo tempo, afinal, como recuperar esse dinheiro com uma plataforma gratuita. Antigamente ainda tinha uma “taxa anual” que o usuário pagaria após um ano de uso, mas até isso o Facebook tirou, então o problema ficou ainda maior.
O Facebook sabe que se cobrar o uso do aplicativo, muitos usuários acabarão migrando para outras soluções. Publicidade no meio das conversas poderiam irritar o usuário, então também é algo bastante complicado.
A virada de chave e solução do “problema” começou com o lançamento do WhatsApp Business, um aplicativo voltado exclusivamente para empresas. Ele permite mensagens automáticas, métricas, etiquetas para classificação de conversas e um perfil mais elaborado. Funcionalidades que ajudam bastante quem usa a ferramenta em pequenas e médias empresas.
Mas, recentemente, foram divulgadas 3 novidades para o WhatsApp Business:

1) Anúncios

O WhatsApp começará a trabalhar com o Gerenciador de Anúncios do Facebook, segundo o divulgado as propagandas não aparecerão nas mensagens, mas sim no STATUS, assim como acontece com as Stories do Instagram. As empresas poderão comprar anúncios direcionados para um chat do WhatsApp, assim como as Páginas muito provavelmente ganharão a funcionalidade de um botão que abrirá diretamente no WhatsApp da empresa.

2) Integração com CRM

Empresas que usam o WhatsApp integrado como SAC poderão responder gratuitamente as dúvidas dos consumidores, desde que até 24 horas. Depois de 24 horas do recebimento da última mensagem do usuário será cobrada uma taxa ainda a ser divulgada. É uma forma de forçar as empresas a atenderem melhor e mais rapidamente seus consumidores.

3) Cobrança de envio de mensagens

As mensagens serão cobradas a uma taxa fixa para entrega confirmada, variando de 0,5 centavo a 9 centavos de dólar por mensagem. Será um preço mais baixo do que SMS, mas mesmo assim, deixará de ser gratuita.
Tudo indica que para o usuário “normal” pouca coisa vai mudar, mas a forma com que as empresas se relacionam com a ferramenta começará a mudar. A tendência é que cada vez mais o Facebook implemente novas ferramentas, transformando o popular “zapzap” em uma verdadeira máquina de CRM, abrindo várias possibilidades de negócios.

As mudanças anunciadas estão previstas para ano de 2019.

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