Recentemente muito tem se falado sobre a crise do Facebook, o escândalo da Cambridge Analytica e de como uma companhia privada conseguiu os dados de milhões de pessoas em todo o mundo. Isso afetou profundamente como o Facebook se relacionará daqui para frente com seus dados e isso terá reflexos em vários tipos de negócios.
Tudo começou com uma empresa de análise de dados que criou um aplicativo no Facebook supostamente inofensivo (como aqueles em que a pessoa descobre qual cachorro combina melhor com sua personalidade), só que as pessoas ao autorizarem a conexão do APP, também davam acesso a vários dados pessoais delas e de seus amigos, usando esses dados em campanhas políticas.
Isso causou um enorme abalo na confiança de proteção de privacidade do Facebook, fazendo com que estes reagissem de forma rápida para impedir que o fato se repetisse. Neste momento, a política de uso para os profissionais de marketing começou a mudar.
Muitas pessoas não sabem, mas o Facebook possui uma das formas de segmentações mais avançadas do mundo, pois tudo que você publica na rede acaba virando dados e para “turbinar” mais ainda, o Facebook fez parcerias com empresas privadas do mundo todo, e no Brasil o parceiro era a Serasa.
Com esta parceria, a Serasa fornecia dados como rendas, investimentos, e até mesmo a categoria de produtos no qual a pessoa costumava comprar. Obviamente que não eram fornecidos o nome das pessoas, mas era possível fazer uma campanha só para quem tivesse uma renda acima de 20 mil, por exemplo. Essas informações não existiam nos bancos de dados do Facebook, (pois ninguém coloca quanto ganha abertamente na rede), mas a Serasa fornecia esses dados em troca de uma porcentagem do pagamento das campanhas que utilizavam as segmentações.
Hoje, dentro das novas regras do APP, esta parceria não existe mais. Por isso, quem trabalhava com este tipo de segmentação foi obrigado a se adaptar. Ainda é possível trabalhar segmentações bastante relevantes e precisas, mas é necessário um conhecimento bastante aprofundado das ferramentas para fazer testes e estar antenado mais do que nunca nas alterações quase diárias que o Facebook está fazendo.
Outra mudança que está sendo implantada é sobre o uso das API’s. Elas são responsáveis pela conexão de softwares externos com o banco de dados do Facebook. Vários aplicativos que usam dados do Facebook e Instagram têm passado por dificuldades. O Hootsuite que é uma das plataformas mais utilizadas para monitoramento, publicações e agendamentos de publicações teve várias funções afetadas. Dezenas de aplicativos, como o Tinder, que usa a rede para fazer o credenciamento também está com problemas, não permitindo o acesso às contas.
Visto que depois dessas mudanças muitos negócios foram afetados, resta uma dúvida: será que vale a pena continuar investindo no Facebook? Sim, pois o Facebook tem um alcance muito maior que qualquer rede de televisão. O brasileiro passa mais tempo no Facebook por dia do que vendo TV e mesmo assim enquanto está vendo a novela ou jogo de futebol recorre a rede para comentar e discutir o que está assistindo. E em matéria de marketing você deve estar onde seu público está. Mas e daqui a 10 anos, continuará valendo a pena? Ninguém sabe, mas o que importa é que hoje o Facebook e Instagram são essenciais para qualquer campanha de marketing digital.
Pode aparecer uma nova rede social que seja tão melhor que as pessoas abandonem o Facebook como fizeram com o “finado” Orkut? Não é impossível, mas a médio prazo isso é improvável. Segundo os últimos dados, a rede continua crescendo no mundo todo e será difícil fazer com que eles caiam.
Junto com as mudanças do Instagram que mataram as ferramentas de automação, certamente as redes sociais mais utilizadas por negócios no mundo todo passarão por um período bastante turbulento, mas bons profissionais estão capacitados para apontar os melhores caminhos. As mudanças são positivas pois as redes ficarão mais humanas e o conteúdo ficará mais importante do que nunca.
Por isso, continue investindo, deixe as campanhas com um profissional que saberá a melhor forma de atingir seu público e que indicará qual tipo de anúncio será o mais eficiente para seu negócio.