Um conteúdo publicado pela imprensa, tem mais chances de ganhar credibilidade e notoriedade na mídia, em relação ao conteúdo publicado somente por propaganda via redes sociais. E nós te contamos o porquê!
Mesmo com a transformação digital, é comum ouvirmos das pessoas que o uso de jornais foi esquecido ou que não se utiliza mais assessoria de imprensa na era digital. Mas neste artigo, mostraremos a você, porque é tão importante investir neste tipo de comunicação e porque ele faz tanta diferença para seu negócio.
É claro que o time de assessoria de imprensa precisa adaptar-se às novas demandas exigidas pela internet e pelas novas formas de comunicação, para criar estratégias que se relacionem com o marketing digital para que sejam alinhados os propósitos e objetivos da empresa.
O que é assessoria de imprensa?
Esta é uma das áreas da Comunicação e está relacionada com o processo de exposição na mídia, pelos veículos de comunicação com o público. Além das redes sociais e sites, os tradicionais meios: rádio e televisão, continuam sendo transmissores e difusores de propaganda. Por meio desses veículos, a empresa ganha destaque e visibilidade, tornando-a relevante, quando bem direcionada ao público certo.
Além de fortalecer a marca, os jornalistas que trabalham com a assessoria são responsáveis por pesquisar e montar pautas, administrando informações para promover a transparência da marca, gerenciar possíveis crises com estratégias de comunicação e também, orientar os porta-vozes que falam pela marca para estarem alinhados, com tom adequado, para passarem o posicionamento da empresa em entrevistas, redes sociais e discursos.
E quais são as ferramentas utilizadas pelo assessor de imprensa?
Para que este profissional consiga realizar as ações de divulgação com o público, é preciso abastecer os veículos de comunicação com conteúdos. Depois de atender às demandas dos clientes com as pautas a serem divulgadas, as principais ferramentas utilizadas pela assessoria são:
Release
Texto de caráter noticioso e tem por objetivo comunicar o público com algum acontecimento importante da empresa. É um texto mais longo e aprofundado com informações colhidas junto a empresa.
Press Kit
São kits com produtos (caderninhos, bloquinhos de anotações, canetas, produtos recém-lançados, etc.) para divulgar ou chamar a atenção do publico com um novo produto ou serviço da empresa. Esses kits podem ser entregues em feiras, por exemplo.
Clipping
A clipagem de noticias é mais uma das ferramentas utilizadas pelo assessor para identificar e analisar as menções feitas pela mídia em relação à empresa. Esta análise de mídia é importante para avaliar a instituição e o porta-voz nas atividades com o público.
Mailing
Lista de contatos com o e-mail de clientes, leads e prospects para disseminação de notícias e comunicação com os consumidores em potencial.
Por que investir em assessoria de imprensa?
Agora que já entendemos como funciona este trabalho, é importante considerar os motivos para investir em assessoria. Para empresas de qualquer porte e novos negócios que trabalhem com vendas, ter visibilidade na mídia é uma forma de alcançar as pessoas e mostrar a elas os benefícios de seu produto ou serviço apresentando suas ações e projetos. Este reconhecimento é essencial para fortalecer os valores da marca e gerar engajamento com o público. A seguir, veja 3 motivos para contratar este serviço agora mesmo!
Seja referência no mercado
Como já mencionamos no texto, a assessoria de imprensa é responsável por cuidar e divulgar as informações e ações da empresa. Conteúdos noticiosos quando elaborados por jornalistas e redatores especializados e transmitidos por meio dos veículos de imprensa, passam mais segurança aos consumidores. Ser referência no mercado é um sonho de muitos empreendedores, e com a alta concorrência é preciso planejamento e estratégias corretas para que este reconhecimento seja construído de forma sólida e relevante.
Aumente sua credibilidade
A gente sabe que quem é não é visto, não é lembrado. Mas por quais razões você quer ser visto? Ter credibilidade é fundamental para que a referência a sua marca seja significativa e condizente com seus valores. Por isso é necessário que uma equipe profissional seja responsável por elaborar e planejar as pautas com as informações e ações de sua empresa para que seu produto ou serviço não esteja relacionado com informações aleatórias, direcionados para um público sem engajamento com seu negócio e que não esteja alinhado com os valores de sua marca. O assessor de imprensa, tem o cuidado de ouvir os responsáveis pela empresa, fazendo reuniões e entrevistas para montar o briefing correto ao time de marketing, para assim, transmitir ao público as ações e atividades da marca de forma séria e compromissada.
Seja encontrado no Google
SEO é a chave! Ser bem ranqueado no Google não é tão simples quanto parece. Mesmo sendo amplamente utilizado por todos, há uma série de ferramentas e estratégias utilizadas pelos mecanismos de busca que devem ser respeitadas na hora da divulgação de seu release, por exemplo. Os times de marketing e assessoria, que contam com especialistas em SEO serão responsáveis por produzirem e revisarem os conteúdos para que, quando forem buscados no Google, apareçam logo nas primeiras buscas encontradas. Essa estratégia, gera alto tráfego e conversão para seu site.
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Aqui na Parla contamos com uma equipe de assessoria de imprensa que podem ajudar seu negócio a alcançar essas tão sonhadas marcas de visibilidade e credibilidade.
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